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Arte sacra

Arte Sacra - Santo Elói (Elígio) - Padroeiro dos Numismatas - Altura: 60 cm - Largura: 25 cm - Profundidade: 15 cm - Escultor: Augusto Borges - Policromia: Rildete Silva do Nascimento - Ano: 2022 - Cedro rosa com policromia.

Bispo, escultor, modelista, marceneiro e ourives, Elói ou Elígio foi um artista e religioso completo. Nasceu na cidade de Chaptelat, perto de Limoges, em 588, na França. Elói que em Paris tinha trabalhado como aprendiz junto com o superintendente de confecções de moedas reais, empenhou-se tanto e com tamanha honestidade que, com o precioso metal (ouro) que lhe foi fornecido para fazer um trono para o rei Clotário II, ele fez dois tronos, isso valeu-lhe a promoção de diretor da casa da moeda e ourives do rei. Ainda existem muitas moedas assinadas por Elói e sabe-se que, em determinada altura, também cunhou moedas em Marselha. Estando a serviço do rei, Elói conseguia, além de administrar os bens reais, realizar várias obras de arte relevantes. Exemplo disso são o túmulo de São Martinho de Tours, o cálice de Cheles, o túmulo de São Dionísio em Paris, e vários outros serviços artísticos na área religiosa. Santo Elói faleceu no dia 1º de dezembro do ano 659, na Holanda, durante uma missão evangelizadora. A Igreja o canonizou e autorizou o seu culto, um dos mais antigos da cristandade. No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia dos Numismatas no Brasil. Além de Padroeiro dos Numismatas, também é padroeiro dos joalheiros e ourives.

A escultura é feita em madeira de cedro rosa, proveniente da zona da mata pernambucana. A madeira é macia, cheirosa, de densidade média, com resistência natural ao ataque de cupins. O trabalho foi constituído por etapas distintas, que são as seguintes: Pesquisa, elaboração do croqui, desenho base para a confecção da figura, escolha da madeira, confecção manual por goivas e formões, aplicações de olhos de vidro de origem europeia, nivelamento com gesso, aplicações de bases de preparação para dobramento e policromia (e aplicações de vernizes e lacas de proteção). Incluindo o processo de pintura, nivelamento, policromia têmpera guache, pigmentos naturais, douramento com folhas de ouro 22k, envelhecimento e verniz de proteção. Confeccionado em tempo hábil de 60 dias.

Palavras do artista: A escultura de São Eloy veio por pedido do amigo Daniel, grande incentivador de minha arte. Tive que fazer uma minuciosa pesquisa, já que existem pouquíssimas referências desse bispo da Igreja Católica, sendo em sua maioria pinturas e gravuras vinculadas a ele. Fiz uma releitura dessas poucas referências, tornando-se em um desafio bem maior a sua confecção. A parte pictórica e dobramento foi realizado pela artista restauradora Rildete. Rildete Silva do Nascimento possui licenciatura em Educação Artística-Artes Plásticas e desde 1996 atua como restauradora de obras de Arte Sacra, atualmente restaurando imagens do Museu de Arte Sacra de Pernambuco.

A obra de Augusto Borges é marcada pelo requinte nos detalhes das peças que esculpe. Suas esculturas em madeira espantam pelo realismo das formas que dão sentido e a sensação de movimento às peças. Apesar de sua paixão por esculpir obras sacras, Augusto também tem em seu trabalho obras mais caricaturais. Gosto também de retratar as pessoas nas suas formas imperfeitas afirma o artista. Um dos exemplos desse outro lado da sua obra é um conjunto de esculturas de mulheres em madeira que retratam corpos que não seguem os padrões considerados pelo senso comum como corpos esculturais. Suas principais referências na arte da escultura é o artista francês Auguste Rodin (1840-1917), e o mexicano contemporâneo Javier Marin. Há quem compare o seu trabalho com o do artista mineiro Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho (1730-1814), comparação essa que deixa Augusto um pouco sem jeito.

O talento de Augusto é inversamente proporcional à sua notoriedade. Ele afirma que seu trabalho é pouco conhecido no estado de Pernambuco. Nunca participou de nenhuma exposição e que as poucas encomendas que recebe são de pessoas de outras regiões do país e isso lhe deixa um pouco frustrado. Quero que o meu trabalho seja também reconhecido aqui na minha cidade e no meu Estado, para que eu possa viver e ser reconhecido pela minha obra, declara. Augusto continua também o seu trabalho como restaurador e hoje atua como coordenador de marcenaria e entalhe na obra do restauro do forro da Igreja Conceição dos Militares, no bairro de Santo Antônio, considerada como a maior expressão do estilo Rococó da América Latina. Enquanto sua obra ainda não ocupa lugar merecido no cenário artístico local, ele segue com seu trabalho autoral traduzindo nas suas esculturas e no seu apreço pelo detalhe, forma e movimento. (QUIRINO, Roberto. A revelação na Arte Sacra: Augusto Borges. Terra Magazine, 2018).

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Tipo: Arte sacra

Arte Sacra - Santo Elói (Elígio) - Padroeiro dos Numismatas - Altura: 60 cm - Largura: 25 cm - Profundidade: 15 cm - Escultor: Augusto Borges - Policromia: Rildete Silva do Nascimento - Ano: 2022 - Cedro rosa com policromia.

Bispo, escultor, modelista, marceneiro e ourives, Elói ou Elígio foi um artista e religioso completo. Nasceu na cidade de Chaptelat, perto de Limoges, em 588, na França. Elói que em Paris tinha trabalhado como aprendiz junto com o superintendente de confecções de moedas reais, empenhou-se tanto e com tamanha honestidade que, com o precioso metal (ouro) que lhe foi fornecido para fazer um trono para o rei Clotário II, ele fez dois tronos, isso valeu-lhe a promoção de diretor da casa da moeda e ourives do rei. Ainda existem muitas moedas assinadas por Elói e sabe-se que, em determinada altura, também cunhou moedas em Marselha. Estando a serviço do rei, Elói conseguia, além de administrar os bens reais, realizar várias obras de arte relevantes. Exemplo disso são o túmulo de São Martinho de Tours, o cálice de Cheles, o túmulo de São Dionísio em Paris, e vários outros serviços artísticos na área religiosa. Santo Elói faleceu no dia 1º de dezembro do ano 659, na Holanda, durante uma missão evangelizadora. A Igreja o canonizou e autorizou o seu culto, um dos mais antigos da cristandade. No dia 1º de dezembro é comemorado o Dia dos Numismatas no Brasil. Além de Padroeiro dos Numismatas, também é padroeiro dos joalheiros e ourives.

A escultura é feita em madeira de cedro rosa, proveniente da zona da mata pernambucana. A madeira é macia, cheirosa, de densidade média, com resistência natural ao ataque de cupins. O trabalho foi constituído por etapas distintas, que são as seguintes: Pesquisa, elaboração do croqui, desenho base para a confecção da figura, escolha da madeira, confecção manual por goivas e formões, aplicações de olhos de vidro de origem europeia, nivelamento com gesso, aplicações de bases de preparação para dobramento e policromia (e aplicações de vernizes e lacas de proteção). Incluindo o processo de pintura, nivelamento, policromia têmpera guache, pigmentos naturais, douramento com folhas de ouro 22k, envelhecimento e verniz de proteção. Confeccionado em tempo hábil de 60 dias.

Palavras do artista: A escultura de São Eloy veio por pedido do amigo Daniel, grande incentivador de minha arte. Tive que fazer uma minuciosa pesquisa, já que existem pouquíssimas referências desse bispo da Igreja Católica, sendo em sua maioria pinturas e gravuras vinculadas a ele. Fiz uma releitura dessas poucas referências, tornando-se em um desafio bem maior a sua confecção. A parte pictórica e dobramento foi realizado pela artista restauradora Rildete. Rildete Silva do Nascimento possui licenciatura em Educação Artística-Artes Plásticas e desde 1996 atua como restauradora de obras de Arte Sacra, atualmente restaurando imagens do Museu de Arte Sacra de Pernambuco.

A obra de Augusto Borges é marcada pelo requinte nos detalhes das peças que esculpe. Suas esculturas em madeira espantam pelo realismo das formas que dão sentido e a sensação de movimento às peças. Apesar de sua paixão por esculpir obras sacras, Augusto também tem em seu trabalho obras mais caricaturais. Gosto também de retratar as pessoas nas suas formas imperfeitas afirma o artista. Um dos exemplos desse outro lado da sua obra é um conjunto de esculturas de mulheres em madeira que retratam corpos que não seguem os padrões considerados pelo senso comum como corpos esculturais. Suas principais referências na arte da escultura é o artista francês Auguste Rodin (1840-1917), e o mexicano contemporâneo Javier Marin. Há quem compare o seu trabalho com o do artista mineiro Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho (1730-1814), comparação essa que deixa Augusto um pouco sem jeito.

O talento de Augusto é inversamente proporcional à sua notoriedade. Ele afirma que seu trabalho é pouco conhecido no estado de Pernambuco. Nunca participou de nenhuma exposição e que as poucas encomendas que recebe são de pessoas de outras regiões do país e isso lhe deixa um pouco frustrado. Quero que o meu trabalho seja também reconhecido aqui na minha cidade e no meu Estado, para que eu possa viver e ser reconhecido pela minha obra, declara. Augusto continua também o seu trabalho como restaurador e hoje atua como coordenador de marcenaria e entalhe na obra do restauro do forro da Igreja Conceição dos Militares, no bairro de Santo Antônio, considerada como a maior expressão do estilo Rococó da América Latina. Enquanto sua obra ainda não ocupa lugar merecido no cenário artístico local, ele segue com seu trabalho autoral traduzindo nas suas esculturas e no seu apreço pelo detalhe, forma e movimento. (QUIRINO, Roberto. A revelação na Arte Sacra: Augusto Borges. Terra Magazine, 2018).

Informações

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    • Lote Vendido
Termos e Condições
Condições de Pagamento
Frete e Envio
  • TERMOS E CONDIÇÕES

    1ª. As peças e obras que compõem o presente LEILÃO foram cuidadosamente examinadas pelos organizadores que, solidários com os proprietários das mesmas, se responsabilizam por suas descrições.

    2ª. Em caso eventual de engano na autenticidade de peças/obras, comprovado por dois peritos idôneos, e mediante laudo assinado pelos peritos, ficará desfeita a venda, desde que a reclamação seja feita em até 5 dias após o término do leilão. Findo o prazo, não será mais admitida qualquer reclamação, considerando-se definitiva a venda.

    3ª. As obras estrangeiras serão sempre vendidas como atribuídas.

    4ª. A leiloeira não é proprietária dos lotes e os vende em nome de terceiros, que são responsáveis pela licitude e pelo desembaraço dos mesmos.

    5ª. Elaborou-se com esmero o catálogo, cujos lotes se acham descritos de modo objetivo. As peças/obras serão vendidas NO ESTADO em que foram recebidas e expostas. A descrição do estado da peça e de eventuais vícios, defeitos ou afins será feita dentro do possível, mas sem obrigação. Solicitamos aos interessados ou a seus peritos prévio e detalhado exame dos bens de interesse até o dia do pregão. Depois da venda realizada, não serão aceitas reclamações de qualquer ordem, incluído o estado das peças/obras.

    6ª. Os leilões obedecem rigorosamente à ordem do catálogo. Qualquer alteração poderá ser conduzida pela leiloeira.

    7ª. Ofertas podem ser feitas antes dos leilões assim como o licitante pode autorizar a organização leiloeira a lançar em seu nome. Ao ofertar lances por escrito e/ou autorizar a organização leiloeira a lançar em seu nome, o licitante automaticamente aceita de forma integral as regras e condições determinadas neste regulamento, não podendo alegar, sob qualquer fim, desconhecê-las.


    8ª. Os organizadores colocarão a título de CORTESIA, de forma gratuita e confidencial, serviço de arrematação pelo telefone e Internet, sem que isto os obrigue legalmente perante falhas de qualquer natureza.

    8.1. LANCES PELA INTERNET: o arrematante poderá efetuar lances automáticos, de tal maneira que, se outro arrematante cobrir sua oferta, o sistema automaticamente gerará um novo lance para aquele arrematante, acrescido do incremento mínimo, até o limite máximo estabelecido pelo arrematante. Os lances automáticos ficarão registrados no sistema com a data em que forem feitos.


    8.2. Em caso de empate entre arrematantes que efetivaram lances no mesmo lote e de mesmo valor, prevalecerá vencedor aquele que lançou primeiro (data e hora do registro do lance no site), devendo ser considerado inclusive que o lance automático fica registrado na data em que foi feito. Para desempate, o lance automático prevalecerá sobre o lance manual.

    8.3. Os lances ofertados são IRREVOGÁVEIS e IRRETRATÁVEIS. O arrematante é responsável por todos os lances feitos em seu nome; os lances não podem ser anulados e/ou cancelados em nenhuma hipótese.

    9ª. A leiloeira e/ou organizador se reservam o direito de não aceitar lances de licitante com obrigações pendentes ou histórico de atrasos e dificuldades relacionadas aos pagamentos.

    10ª. O arremate será sempre em moeda nacional. A progressão dos lances, nunca inferior a 5% do valor do lance anterior, e sempre em múltiplo de dez. Outro procedimento será sempre por licença da Leiloeira; o que não cria novação.

    11ª. Em caso de litígio, prevalece a palavra da Leiloeira.

    12ª. Os lotes adquiridos deverão ser pagos à vista e retirados em até 72 horas após o término do leilão; ao valor dos arremates será acrescida a comissão da Leiloeira, no valor de 5% do total dos arremates.

    13ª Em caso de não cumprimento no que se refere ao pagamento, a leiloeira poderá dar por desfeita a venda e cobrar sua comissão e a dos organizadores (custas do leilão), seja de forma extrajudicial, seja por via de EXECUÇÃO JUDICIAL. O arrematante que não honrar o pagamento também será bloqueado no sistema dos Leilões BR, o que impedirá sua participação em futuros leilões. O desbloqueio só poderá ocorrer em caso de quitação das custas do leilão e apenas após 30 dias a contar da data do referido pagamento. O valor das custas é determinado pela leiloeira.

    14ª. A retirada dos lotes arrematados deverá ser agendada. A entrega dos lotes só poderá ser efetuada após o pagamento do total da compra. Nossa forma de entrega é a retirada no local especificado pelo leilão. Aos compradores impossibilitados de retirar os lotes no local especificado, poderemos, a título de gentileza, providenciar a embalagem e o transporte, repassando esses custos ao arrematante. Por se tratar de mera cortesia, leiloeira e organização se eximem de qualquer responsabilidade ou obrigação relativa a possíveis danos, extravio e/ou demais riscos relacionados ao transporte.

    14.1ª. Após 45 dias do fim do leilão, os lotes arrematados e pagos, porém com quitação do valor do frete em aberto ou não retirados pelos arrematantes, terão, caso a organização leiloeira assim o deseje, o seguinte tratamento: a) ficarão à disposição da organização leiloeira para recolocação em futuros leilões pelo valor inicial de R$ 10,00 (dez reais) ou por qualquer outro valor a critério exclusivo da referida organização; b) os antes arrematantes dos lotes em questão passam a ser encarados como consignantes e pagarão à organização leiloeira 30% sobre o valor final do arremate de seus bens, percentual esse devido apenas em caso de venda. Os 70% restantes lhes serão repassados via transferência bancária.

    15ª Licitantes, arrematantes, organizadores e leiloeiras e sujeitam integralmente às regras e condições aqui determinadas e não poderão alegar, para quaisquer fins, desconhecê-las.

    16ª. Qualquer litígio referente ao presente leilão está subordinado à legislação brasileira e à jurisdição dos tribunais da cidade de São Paulo. Os casos omissos regem-se pela legislação pertinente e, em especial, pelo Decreto 21.981, de 19 de outubro de 1932, Capítulo III, Arts. 19 a 43, com as alterações introduzidas pelo Decreto 22.427., de 1º. de fevereiro de 1933.

  • CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

    À vista com acréscimo da taxa do leiloeiro de 5%.
    Através de depósito ou transferência bancária em conta a ser enviada por e-mail após o último dia do leilão.

    Para pagamentos via cartão de crédito no aplicativo PicPay é adicionada uma taxa de 2,99% do valor total a ser pago, que deve ser solicitado o cálculo para a casa de leilões, que dará as instruções para pagamento.

  • FRETE E ENVIO

    Despachamos para todos os Estados. Despesas e riscos com retirada e remessa dos lotes são de responsabilidade dos arrematantes. Veja nas Condições de Venda do Leilão.